Viajar é, sem dúvidas, uma das melhores coisas da vida. Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de sair de casa para que tudo saia conforme o esperado e as experiências sejam as melhores possíveis. Um deles é a preparação do roteiro turístico.

Um bom roteiro tem uma lista dos lugares que você pretende visitar no destino, a data de cada passeio e as informações mais importantes sobre cada um deles, como valores, meios de transporte e o que levar. Contar com esse planejamento é importante para evitar surpresas e deixar todo mundo mais seguro, afinal, estarão em um lugar que provavelmente não conhecem muito bem.

Neste post, nós vamos ajudar você a montar o roteiro da sua viagem para Florianópolis. Aqui, você vai saber quais são os programas imperdíveis e conferir nossas dicas para aproveitá-los da melhor forma possível. Boa leitura!

Centro da cidade

Floripa é uma cidade famosa por suas praias, mas há muito mais para ver e fazer por aqui. A principal opção para quem quer curtir longe da areia é visitar o Centro Histórico. Por lá, não deixe de ir ao Mercado Público, onde há vários boxes vendendo peixes, frutas e verduras. A parada é uma boa pedida para um almoço ou happy hour, já que você também encontra bares e restaurantes com pratos típicos e muitos frutos do mar.

Na Praça XV de Novembro, está a famosa figueira centenária. Dizem que quem dá uma volta ao seu redor tem mais chances de casar e ganhar mais dinheiro. Outras paradas interessantes no Centro Histórico de Florianópolis são a Catedral Metropolitana e o Palácio Cruz e Sousa, que estão muito próximos um do outro. O palácio abriga o Museu Histórico de Santa Catarina.

Jurerê Internacional

Jurerê Internacional é um dos locais mais famosos e badalados de Florianópolis e não pode deixar de estar no seu roteiro turístico. O local é um bairro planejado, por isso a estrutura para receber turistas surpreende. Ao longo da praia, que tem cerca de três quilômetros de extensão, é possível encontrar pontos de aluguel de cadeira e guarda-sol, quiosques de bebidas e petiscos e vendedores ambulantes.

Depois da praia, você pode visitar o Jurerê Open Shopping, centro comercial a céu aberto que conta com cafés, restaurantes, caixa eletrônico, banheiro público e, claro, algumas lojinhas. Por ali também estão localizados alguns bares badalados e beach clubs sofisticados. 

Dunas da Joaquina

As dunas da Joaquina são grandes morros de areia que ficam ao lado da praia de mesmo nome. No local, dá para fazer atividades como skibunda e sandboard, uma espécie de surfe na areia. A paisagem chama atenção e faz das dunas um ótimo ponto para fotos incríveis. 

Depois, um banho de mar é a melhor opção para tirar a areia do corpo. Na praia, há diversos restaurantes para você tomar um drink refrescante e descansar um pouco da aventura nas dunas.

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é a maior de Floripa e tem uma paisagem deslumbrante. A Avenida das Rendeiras é o principal ponto de encontro de turistas. Dá para entrar na água, fazer stand up paddle e outras atividades aquáticas, como caiaque e passeios de barco. Na Lagoa, há uma feirinha de artesanato que não pode deixar de fazer parte do roteiro turístico de quem curte fazer compras.

À noite, o clima de badalação toma conta da Lagoa, que tem muitos bares e restaurantes com música ao vivo.

Você já viu que não faltam opções de coisas para fazer em Florianópolis, não é? Para deixar o seu roteiro turístico ainda mais especial, não se esqueça de conciliar os passeios com os interesses de todos que estarão com você, de modo que ninguém deixe de visitar os seus pontos preferidos. Outra dica é levar em consideração a quantidade de dias que você passará na cidade. Assim, pode organizar melhor os passeios.

Como você monta os seus roteiros turísticos? Deixe a sua dica nos comentários!