Subscribe Now

Trending News

Barra da Lagoa: conheça essa praia paradisíaca!
Praias

Barra da Lagoa: conheça essa praia paradisíaca!

A Barra da Lagoa é mais uma das belas praias de Florianópolis e, se você está programando uma visita à cidade, vale a pena conhecê-la! A Ilha da Magia é um excelente destino para férias, feriados e lua de mel. Afinal, além das lindas praias, ela conta com passeios de barco, trilhas, parques e bons restaurantes, entre muitos outros atrativos.

Contudo, diante de tantas atividades, é preciso pesquisar bem sobre os locais de interesse, para definir o roteiro da viagem. Por isso, no post de hoje, separamos dicas sobre a Barra da Lagoa. Continue a leitura e veja por que você deve visitar essa parte encantadora da cidade!

História da Barra da Lagoa

A região abrigava uma antiga vila de pescadores e era conhecida como Praia da Lagoa por fazer parte da região da Lagoa da Conceição. Entretanto, com o passar do tempo, a localidade ganhou mais importância e autonomia. Em 1989, ela foi nomeada como Praia da Barra da Lagoa e, em 1995, transformada em um distrito próprio. No entanto, não deixou as suas raízes de lado e ainda hoje mantém viva a cultura da pesca, que é a principal fonte de renda de muitos moradores.

O farol, o Canal da Barra e a Ponte Pênsil são os principais destaques da região. A ponte foi construída em 1983 e reconstruída em 2007, ganhando uma estrutura metálica para garantir a segurança e a acessibilidade dos moradores e turistas.

Atrativos para visitantes e turistas

A Barra da Lagoa encanta os turistas pelas águas cristalinas e pela longa faixa de areia. Já que não há uma divisa geográfica, ela acaba se unindo à sua vizinha, a praia do Moçambique. Por ali, você encontra um público diversificado, que inclui crianças, famílias, jovens, idosos e estrangeiros. Uma parte dos visitantes vai à região para praticar atividades esportivas, uma vez que a praia conta com escolas de surf e kitesurf e oferece boas condições para as atividades.

Quem não é adepto do surf pode fazer Stand Up Paddle. O mar tranquilo próximo ao farol facilita o passeio, e você pode alugar os equipamentos na orla. O Projeto Tamar é mais um local que vale a visita. Além disso, é possível conhecer a Prainha da Barra e as piscinas naturais da Barra da Lagoa. Para acessá-las, você deve seguir por uma pequena trilha que tem início após a ponte.

Outro diferencial diz respeito à infraestrutura. A Barra da Lagoa conta com opções de hospedagem, restaurantes, supermercados etc. Entre as alternativas para refeições, estão:

  • o Deck 6 Restaurante;
  • o Bar e Restaurante Vereda Tropical;
  • o Restaurante Dois Irmãos.

Acesso à Barra da Lagoa

O bairro está localizado a cerca de 20km do centro da cidade na parte leste, e o principal acesso é pela Lagoa da Conceição, seguindo pela Av. das Rendeiras em direção ao norte da ilha. As vias são estreitas, e é necessário ter um pouco de paciência — especialmente durante a alta temporada.

Quem estiver hospedado nos bairros do norte da ilha (como o Jurerê) deve seguir pela Rodovia José Carlos Daux e depois pegar a Rodovia João Gualberto Soares até a Av. Cidade de Córdoba, que leva à parte central do bairro.

A Barra da Lagoa é um destino bastante interessante e pode ser uma boa opção para curtir um dia de sol. Sendo assim, a dica é programar o passeio pela manhã para aproveitar a praia, conhecer as piscinas naturais, almoçar e, quem sabe, fazer Stand Up Paddle ou outra atividade esportiva.

Gostou do texto? Quer acompanhar outras dicas sobre Florianópolis? Então, siga-nos nas redes sociais para não perder as próximas publicações. Estamos no FacebookTwitter e Instagram!

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *