Subscribe Now

Trending News

Comer em família: por que é importante para aproximar os familiares?
Gastronomia

Comer em família: por que é importante para aproximar os familiares?

A rotina de obrigações profissionais, compromissos diversos e a correria com a qual já estamos acostumados no dia a dia tornou o hábito de comer em família cada vez mais raro.

Conseguir reunir os moradores da casa ao redor da mesa se tornou uma difícil tarefa, e um dos reflexos disso é que as pessoas acabam se distanciando umas das outras.

O ato de reunir os membros de uma família para apreciarem juntos uma refeição é um dos exemplos mais tradicionais que temos quando nos vem à cabeça a ideia de confraternização. Trata-se de um ritual cheio de significados, um momento único que pode ajudar a criar identidade entre os membros e a fortalecer os laços.

A lista de reflexos positivos que uma boa reunião familiar ao redor da mesa pode proporcionar é longa. Abaixo, citamos alguns dos pontos que convencerão você sobre a importância desse ato.

Conecta os familiares

A falta de sincronia nos horários dos membros de uma família faz com que, muitas vezes, cada pessoa da casa faça sua refeição sozinha, na companhia da televisão ou do celular.

Pais, filhos e irmãos podem reservar um instante para que todos estejam presentes para comer à mesa e estar junto daqueles que amam. É uma forma de tornar esse um momento diário de união e cumplicidade, em que todos se voltam para a troca, o afeto e conexão entre si.

Gera uma experiência

Desfrutar de uma boa refeição é sempre uma experiência prazerosa que, quando compartilhada, se torna ainda mais agradável.

No caso das refeições em família, cria-se um ambiente perfeito para gerar momentos agradáveis e uma memória afetiva em torno dos alimentos e dos envolvidos.

 

Reforça os vínculos

A prática de dividir a mesa possibilita que as pessoas se conheçam melhor, compartilhem histórias e criem um sentimento de identidade e pertencimento.

Isso fortalece os vínculos afetivos e faz com que elas se percebam menos sozinhas no mundo, sabendo que têm com quem contar.

Estimula a comunicação

O momento em que as refeições são compartilhadas é uma ótima ocasião para trocar ideias, promover um debate respeitoso e saudável, além de se atualizar sobre os acontecimentos da vida daqueles que estão sentados à mesa.

Se você acha que comer em família é um programa caseiro só para finais de semana preguiçosos, está enganado. Você pode se aventurar em uma viagem com os familiares e aproveitar para fazer das refeições um momento de trocas, diálogos e reencontros de um jeito leve, que só é possível fora da rotina do seu próprio lar.

Para isso, mude de ares e leve a família para um passeio. Você pode experimentar alugar uma casa em um local que agrade todos os membros e os deixe à vontade, ou buscar um hotel com opções que possibilitem a convivência e reforcem os laços familiares.

Viajar também pode ser uma excelente receita para reforçar e resgatar os vínculos entre casais de todas as idades.

Neste post, vimos que comer em família é uma experiência que pode trazer diversos benefícios para o seu lar: desde a conexão entre os membros até uma melhora na comunicação. Se estas dicas foram uteis para você, curta nossa a página no Facebook para acompanhar nossos conteúdos e novidades também por lá.

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *