Subscribe Now

Trending News

5 comidas tipicas de Santa Catarina que você precisa experimentar!
Gastronomia

5 comidas tipicas de Santa Catarina que você precisa experimentar!

Que Santa Catarina é um estado que tem belezas únicas e atrações para todos os gostos e idades, todos nós sabemos. Seja no inverno, com clima europeu, seja no verão, de sol quente e praias paradisíacas, a diversão é garantida . Mas você conhece as deliciosas comidas típicas de Santa Catarina?

O clima da região, semelhante a algumas áreas mais amenas da Europa, atraiu imigrantes, principalmente da Alemanha e Itália. Com eles, veio uma gastronomia rica, que se mistura aos temperos brasileiros, criando uma comida cheia de aromas e sabores inesquecíveis!

Melhor fazer um lanchinho antes de continuar, porque as delícias que vamos apresentar vão deixar você com água na boca! Confira!

1. Cuca

O nome é o mesmo da personagem que assustava os aventureiros nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Mas essa iguaria não tem nada de amedrontadora. Ao contrário, você vai pedir muito mais!

Uma deliciosa massa, levemente adocicada, mais macia que um pão e mais firme que um bolo, pode vir recheada com uvas, amoras, abacaxi, goiabada, chocolate ou muitas outras coisas! É coberta por uma camada crocante de farofa amanteigada, que derrete na boca!

Consumida no café da manhã, no lanche da tarde ou, até mesmo, como sobremesa, é um clássico da culinária sulista que vai pegar você.

2. Polenta no fio

Essa delícia de origem italiana, feita à base de milho (fubá), é uma das comidas típicas de Santa Catarina que merecem destaque. Ela é cozida até uma consistência mais firme, a ponto de ser cortada com um fio — daí o nome.

Pode ser apreciada sozinha com uma generosa colherada de manteiga ou na forma de acompanhamento para outros pratos!

3. Tainha

Esse peixe de água salgada é tão presente no litoral catarinense que tem até uma festa! A Festa da Tainha que, além da protagonista, apresenta outras comidas típicas de Santa Catarina, acontece anualmente entre os meses de junho e julho em várias cidades do estado.

As opções de consumo são variadas. Frita, empanada, recheada, assada — por que não experimentar todas? Uma opção é visitar o Mercado Público de Florianópolis, que já é um passeio por si só, e tem opções de bares e restaurantes.

4. Ostras

Iguaria polêmica, uns amam, outros nem tanto. Ao menos 98% da produção nacional são cultivadas no estado. Por isso, não poderia ficar de fora da lista de comidas típicas de Santa Catarina. Há quem diga que é um alimento afrodisíaco e sua degustação já foi associada a jantares românticos e espumantes finos!

Você pode experimentá-la in natura, grelhada, gratinada e de todas as maneiras que a criatividade culinária permitir!

5. Marreco com repolho roxo

Receita vinda com a cultura alemã, esse prato de sabor adocicado também é um destaque na lista de comidas típicas de Santa Catarina. Marinado em vinho e temperos, recheado e cozido durante horas, sempre vem acompanhado de repolho roxo. Uma delícia de lamber os dedos!

Ficou ou não com água na boca? Claro que a culinária é só uma das atrações que esse estado lindo tem, mas jé é um ótimo motivo para você planejar suas próximas férias por aqui.

Se gostou das dicas que viu por aqui, aproveite, também, para descobrir 5 feiras em Florianópolis que você precisa conhecer!

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *