Subscribe Now

Trending News

Conheça a Costa da Lagoa e suas opções de lazer
Passeios

Conheça a Costa da Lagoa e suas opções de lazer

Florianópolis está no seu próximo roteiro de viagem? Além de praias maravilhosas, essa ilha tem muitos outros encantos. Um deles é, sem dúvida, a Costa da Lagoa.

Localizada na parte oeste da Lagoa da Conceição, seu acesso é restrito. Só é possível chegar até ela a pé, por uma trilha ou de barco. Essa vila é rica em belezas naturais e cultura.

Gosta de natureza, belas paisagens e comida boa? Conheça mais sobre esse lugar lindo e como você pode se divertir por lá!

História

Florianópolis foi ocupada, primeiramente, pelos imigrantes luso-açorianos por volta do final do século XVIII. A pesca da baleia foi a atividade inicial e predominante, substituída posteriormente pela pesca tradicional.

A Costa da Lagoa, além de abrigar um núcleo pesqueiro, teve forte atividade agrícola. Ainda é possível ver algumas ruínas de engenhos de farinha. As construções mais novas se misturam a habitações mais antigas, que preservam o estilo dos primeiros moradores.

Por sua riqueza histórica, essa região foi declarada Área de Preservação Cultural pelo município de Florianópolis.

Como chegar

Caminhando

Para os mais aventureiros, o acesso à Costa da Lagoa pode ser feito por duas trilhas. A primeira começa no final da Estrada Geral no Canto dos Araçás. Tem aproximadamente 7 km, mas é considerada leve, pois o terreno é plano e o caminho bem sinalizado.

A segunda inicia no Canto do Moreira, no bairro Ratones. Ela é mais curta, aproximadamente 3 km, porém é mais íngreme. Pelo caminho, você pode aproveitar para tomar banho de cachoeira e curtir uma vista panorâmica deslumbrante!

De barco

Os barcos que levam funcionam como o transporte público local e têm várias paradas. Eles partem do centrinho da Lagoa da Conceição em horários variados.

Você pode aproveitar para desembarcar em várias paradas e conhecer esse charmoso recanto por todos os ângulos.

Também é possível embarcar no Canto dos Araçás (o mesmo lugar onde começa uma das trilhas), que é uma das paradas dos barcos. É possível deixar o seu carro nesse ponto e fazer o trajeto até a Costa da Lagoa de forma mista! Uma caminhada para ir, e na hora de voltar, quando bate aquela preguiça, pegar um barco.

Atividades na Costa da Lagoa

O lugar é cercado por uma natureza que transborda para as margens da lagoa. Essa paisagem emoldurada pelo verde cria uma atmosfera relaxante e meditativa. É ideal para caminhadas e para curtir um lindo pôr do sol.

Você pode escolher entre os diversos restaurantes e apreciar uma deliciosa refeição. Os pratos, predominantemente, são de frutos do mar. Aproveite para passear pelo centrinho e visitar as lojas que vendem artesanato típico.

É possível também chegar até uma pequena cachoeira, com uma caminhada de 5 minutos, a partir do ponto de desembarque 16.

Já ficou com vontade de desbravar mais esse cantinho de Florianópolis? Aproveite para conhecer e saber tudo sobre a Lagoa da Conceição no nosso blog. Afinal, ela é o principal ponto de partida para visitar a Costa da Lagoa!

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *