Subscribe Now

Trending News

Confira 3 atividades para fazer em Costa da Lagoa
Passeios

Confira 3 atividades para fazer em Costa da Lagoa

A Lagoa da Conceição, em Florianópolis, abriga uma comunidade às suas margens, conhecida como Costa da Lagoa. Além de servir como moradia para muitas famílias, o local se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade por ser um passeio que reúne natureza, cultura e história, além de belas paisagens.

Se Floripa é um dos seus próximos destinos, não deixe colocar a Costa da Lagoa na sua lista de coisas a fazer durante a viagem. Para ajudar você a planejar o dia que vai passar por lá e a aproveitar melhor esse passeio, reunimos, neste post, tudo o que você precisa saber antes de visitar o local. Confira!

Como chegar na Costa da Lagoa

A Costa da Lagoa é uma comunidade muito preservada de Florianópolis, com casarões, engenhos e aspectos culturais com mais de 250 anos. Toda a região é tombada como Área de Preservação Cultural. Não dá para chegar lá de carro, sendo barco ou trilha as duas opções disponíveis.

Barco

Há dois roteiros de barco que fazem o trajeto até a Costa da Lagoa. O primeiro sai da própria Lagoa, enquanto o segundo sai do Rio Vermelho.

Para pegar a primeira opção, é só dirigir ao trapiche que fica no centro da Lagoa da Conceição. A viagem custa R$ 20 pela ida e volta e dura cerca de 40 minutos.

O trajeto do barco que sai do Rio Vermelho é mais curto: dura aproximadamente 10 minutos. A embarcação sai de um trapiche que fica no Parque Estadual do Rio Vermelho.

Trilha

Também há duas opções de trilha para chegar até a Costa da Lagoa. A primeira é a do Canto dos Araçás, que começa no final da Estrada Geral do Canto dos Araçás. Ela tem 10 quilômetros de extensão, e o caminho dura 3 horas, em média, passando por alguns vilarejos e corredores de mata atlântica. A segunda trilha passa pelo bairro Ratones, partindo do Canto do Moreira. O percurso dura cerca de 90 minutos.

Villas Hotel Boutique - Jurerê
Villas Hotel Boutique – Jurerê

O que fazer na Costa da Lagoa

Chegando lá, não faltam opções de atividades para aproveitar o dia. Confira as nossas sugestões na sequência.

1. Tomar um banho de cachoeira

Na Estação 15, uma das paradas do barco que vai até a Costa da Lagoa, nasce a trilha que leva até uma cachoeira. A caminhada é leve e dura de 10 a 15 minutos. A queda d’água tem cerca de 8 metros de altura e existe uma deliciosa piscina natural abaixo dela. Na alta temporada, um quiosque funciona na área da cachoeira, vendendo bebidas.

2. Experimentar a gastronomia local

A Costa da Lagoa é famosa pelos seus restaurantes, a maioria deles especializada em frutos do mar. Se você aprecia esse tipo de culinária, não pode deixar de fazer o passeio. A tainha, um dos peixes mais abundantes da costa catarinense, é a estrela de muitos pratos, mas também é possível experimentar outros tipos de pescado e crustáceos.

3. Assistir ao pôr do sol

Assim como em diversos pontos de Florianópolis, o pôr do sol na Costa da Lagoa é lindo e imperdível. Quem gosta de estar em contato com a natureza pode adiar o retorno à cidade para o final da tarde e curtir uma das vistas mais lindas.

Além de todas essas opções, quem quiser pode tomar banho na lagoa, que é rasa e tem águas mornas e calmas.

E aí, ficou animado para visitar a Costa da Lagoa? Se você já está sonhando em conhecer Florianópolis, confira o nosso post com as principais atrações da cidade durante o verão!

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *