Subscribe Now

Trending News

Fique por dentro das melhores curiosidades sobre Florianópolis
Passeios

Fique por dentro das melhores curiosidades sobre Florianópolis

Florianópolis é conhecida por suas belas praias e paisagens, que atraem um grande número de turistas ao longo de todo o ano. Contudo, as suas características vão além: há diversas curiosidades sobre Florianópolis que muitos não conhecem, como a origem do nome e do apelido Ilha da Magia, a existência de fortalezas e muito mais!

Resolvemos preparar este post com algumas particularidades sobre a cidade. Quem sabe você não se encanta e programa a sua próxima viagem para esse destino tão especial! Continue a leitura e saiba mais.

A cidade já teve mais de um nome

O nome que conhecemos hoje foi instaurado em 1894 em homenagem ao presidente Floriano Peixoto, mas a cidade já foi chamada de Porto dos Patos e Nossa Senhora do Desterro.

Além disso, ela tem os apelidos de Floripa e Ilha da Magia — este tem uma história curiosa: muitos turistas imaginam que o apelido vem das belezas do local, porém há quem diga que ele surgiu devido à presença de bruxas e lobisomens vistos na Ilha na época da colonização açoriana.

Abriga fortalezas históricas

Outro item na lista de curiosidades sobre Florianópolis é que, na cidade, é possível conhecer fortalezas portuguesas erguidas no século XVIII.

A Ilha era um ponto de parada estratégico para reparo e reposição de mantimento das navegações que vinham da Europa com o objetivo de chegar até o Rio da Prata. Diante disso, para proteger a região de invasões espanholas, os portugueses construíram quatro fortalezas: Santa Cruz, São José da Ponta Grossa, Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição.

Quem gosta de saber mais sobre a história do Brasil e ver construções históricas pode aproveitar a viagem e incluir o passeio a essas fortalezas no roteiro. A fortaleza de São José da Ponta Grossa, por exemplo, fica próxima às praias Jurerê e Daniela. Por isso, além da importância histórica, oferece uma linda vista.

Tem uma praia de nudismo

A Praia da Galheta fica em uma área de proteção ambiental, e o acesso é feito por uma pequena trilha a partir da Praia Mole. Mesmo quem não é adepto do nudismo pode visitá-la, já que a prática não é obrigatória.

Tem mais de 40 praias

Ao longo do post, citamos algumas praias de Floripa. Mas você sabia que existem mais de 40 delas? Cada uma com suas particularidades e público variado.

Há praias com estilo mais rústico e natureza preservada, como a Lagoinha do Leste, acessível por trilhas ou barcos, e outras com excelente infraestrutura com quiosques, bares, restaurantes e demais estabelecimentos.

Uma das praias mais badaladas do município é Jurerê. A região conta com comércio variado, boas opções de restaurantes e recebe um público diversificado. Além dos jovens, há muitas famílias que aproveitam a faixa de areia extensa e a bela paisagem do local.

Floripa, além dessas singularidades, proporciona muito lazer, muita gastronomia de boa qualidade e muita história. Por isso, vale a pena programar uma viagem para conhecer todos os encantos dessa parte de Santa Catarina.

Gostou dessas curiosidades sobre Florianópolis? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que os seus amigos saibam mais sobre a cidade!

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *