Subscribe Now

Trending News

Mergulho em casal: saiba por que é uma experiência única!
Dicas

Mergulho em casal: saiba por que é uma experiência única!

Se curtir a natureza já é bacana, melhor ainda é fazer isso com quem você gosta, não é mesmo? Com praias paradisíacas e natureza deslumbrante, Floripa oferece várias opções de lazer. Algumas de suas principais atrações são as praias e o mar, que podem ser aproveitados de várias maneiras. Para apreciar de perto toda a riqueza do oceano, que tal fazer um mergulho em Florianópolis em casal?

Neste post, vamos mostrar como essa atividade pode ser especial. Você também vai descobrir os principais locais de mergulho nessa cidade encantadora e o que é preciso para começar já. Vem com a gente!

Quais são os tipos de mergulho?

Para admirar as belezas da vida marinha nesse paraíso, você pode escolher entre dois tipos de mergulho: o livre e o autônomo. Descubra a diferença entre eles na sequência.

Mergulho livre (ou snorkeling)

Esse é o mais simples e que pode ser praticado por quase todo mundo. Basta gostar do mar! Ele é realizado com equipamentos simples: uma máscara com visor transparente, que cobre os olhos e o nariz, e um tubo flexível chamado de snorkel — em que uma das extremidades fica para fora da água, local por onde o ar entra para você respirar.

Mergulho autônomo

Esse mergulho precisa de um equipamento especial chamado de unidade SCUBA, que consiste em um colete que pode ser enchido com ar, um regulador — por onde você vai respirar — ligado a um cilindro de ar comprimido e nadadeiras. A máscara utilizada é a mesma que na outra modalidade.

Para quem ainda não tem treinamento específico, é possível fazer um minicurso e um batismo — um mergulho com equipamento, que dura de 30 a 40 minutos, no qual você será acompanhado pelo instrutor. Antes de começar a aventura, é feito um pequeno treinamento para aprender noções básicas de uso dos equipamentos. Várias agências de Florianópolis oferecem essa atividade.

Por que fazer mergulho em Florianópolis?

Você pode fazer mergulho em Florianópolis o ano inteiro, mas saiba que as temperaturas da água são mais altas durante o verão e os dias mais ensolarados, o que proporciona uma boa visibilidade. O litoral catarinense tem uma vida marinha abundante, cheia de cores e águas cristalinas. No inverno, algumas baleias francas podem ser avistadas na costa!

Com muitas opções para mergulho, a cidade é repleta de costões que podem ser acessados pelas praias e oferecem uma visão deslumbrante da vida marinha para quem quer praticar snorkeling. Um passeio inesquecível em que vocês poderão desfrutar de momentos fascinantes debaixo d’água.

O litoral de Santa Catarina é realmente privilegiado e tem excelentes pontos de mergulho, mas para chegar a alguns deles é preciso ir de barco. Confira os melhores pontos a seguir.

Villas Hotel Boutique - Jurerê
Villas Hotel Boutique – Jurerê

Ilha do Arvoredo

Considerado o melhor ponto de mergulho do Sul do Brasil, nessa ilha você pode fazer o snorkeling ou o mergulho com cilindro.

Ilha do Xavier

Próxima às praias da Galheta e Mole, a Ilha do Xavier tem uma variação de profundidade entre 5 e 18 metros. Na ponta sul da ilha, é possível observar um paredão rochoso de mais de 30 metros de profundidade. Os passeios partem da Barra da Lagoa e podem ser feitos durante o ano inteiro.

Ilha das Aranhas

A ilha fica entre as praias do Santinho e Moçambique e é formada por duas ilhotas em forma da letra “L”. Essa constituição oferece locais abrigados de ventos e águas mais calmas. Os costões rochosos — que chegam a 30 metros de profundidade — fazem a alegria dos mergulhadores mais experientes.

Praia dos Ingleses

O destaque da Praia dos Ingleses é uma embarcação naufragada, em que podem ser vistos diversos tipos de peixes e ouriços. O navio está a apenas 100 metros da praia, a uma profundidade aproximada de 7 metros.

Praia de Jurerê

De águas calmas e cristalinas, a Praia de Jurerê é uma boa opção para os iniciantes no mergulho. Em sua extensão, você pode encontrar agências que oferecem o serviço.

Ilha Mata Fome

Apesar de ser um pouco distante, cerca de 2 km de Floripa, a ilha tem águas calmas e abrigadas em um dos lados. A boa visibilidade e uma profundidade média de 12 metros atraem todos os tipos de mergulhadores, que se encantam com uma grande quantidade de peixes, crustáceos e, para os mais atentos, até cavalos-marinhos.

Quais são os benefícios do mergulho?

Em primeiro lugar, você ficará maravilhado com as belezas da vida submarina: são peixes, estrelas-do-mar e corais multicoloridos. Além disso, debaixo d’água o ritmo é outro. Tudo é mais calmo. Então, se você procura contato com a natureza e uma oportunidade para relaxar, essa é uma ótima atividade para você. Todo esse processo ajuda a aliviar o estresse e a desacelerar quem anda muito agitado com o dia a dia.

Essa atividade também traz benefícios para o corpo. Com a resistência da água, adquire-se força e resistência física ao nadar, o que favorece o desenvolvimento muscular. A respiração, que deve ser lenta e profunda, também é trabalhada. Com isso, a frequência cardíaca é reduzida, o que melhora a circulação sanguínea e a pressão arterial.

Como praticar o esporte com segurança e tranquilidade?

Se você nunca praticou nenhuma modalidade de mergulho, é importante buscar orientação de um profissional, principalmente no caso do mergulho autônomo. Certifique-se de que o instrutor e a operadora de mergulho são credenciados e que os equipamentos recebem manutenção adequada.

É indicado aos casais que vão curtir o mergulho livre providenciar uma máscara e um snorkel de qualidade, além de pedir orientação básica a alguém que já tenha experiência ou a uma operadora de mergulho em Florianópolis. Essa modalidade é bem tranquila e oferece poucos riscos. Pode até ser praticada com coletes e flutuadores, que em nada vão atrapalhar o passeio.

Outra dica de segurança é nunca sair para um mergulho sem companhia — mais um ponto para o mergulho em casal! Procure também pedir informações aos moradores locais sobre o mar, as correntes e a profundidade.

Por fim, mergulhar é conhecer a cidade de outra forma. Ao vislumbrar a vida subaquática, nossa sensibilidade quanto à necessidade de preservação dos oceanos é desenvolvida. Por isso, o mergulho pode ser uma experiência transformadora. É uma bela oportunidade de conhecer outras pessoas e trocar experiências!

Por tudo isso, não deixe de considerar um mergulho em Florianópolis, pois é um programa perfeito para um casal. Essa é uma ótima opção para sair da rotina e relaxar o corpo e a mente, além de ser possível ter lindos momentos de contemplação da vida marinha. Lembre-se apenas de procurar uma agência especializada, para aproveitar essa atividade em segurança!

Este post despertou em você o desejo de mergulhar na sua próxima viagem romântica? Então que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais e inspirar outros casais apaixonados a viver essa aventura deliciosa?

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *