Subscribe Now

Trending News

Saiba mais sobre o incrível passeio ao Parque Florestal do Rio Vermelho
Passeios

Saiba mais sobre o incrível passeio ao Parque Florestal do Rio Vermelho

Florianópolis é bem conhecida por suas belas praias. Mas, as atrações da cidade vão muito além disso. Floripa está rodeada por uma natureza exuberante, que pode ser contemplada de diversos pontos de seu entorno. Um deles é o Parque Florestal do Rio Vermelho, onde é possível estar em contato com a rica biodiversidade de Santa Catarina e vislumbrar lindas paisagens.

Por isso, neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o parque e as características que o tornam tão especial. Continue lendo para descobrir por que vale a pena conferir essa atração.

Aspectos que tornam o Parque Florestal do Rio Vermelho especial

O Parque Florestal do Rio Vermelho (PAERVE) foi criado em 2007 e conta com uma área total de 1532 hectares, situada entre o distrito de São João do Rio Vermelho, a Lagoa da Conceição, a praia de Moçambique e o distrito da Barra da Lagoa.

O Parque é composto por vegetação de Mata Atlântica, restingas e ecossistemas alterados pelo plantio de pinheiros. Sua natureza deslumbrante possibilita uma experiência única, que desperta a consciência ambiental e a necessidade de preservação do local.

Vejamos, a seguir, por que vale a pena fazer uma visita ao parque.

Presença de espécies raras

O parque abriga 106 espécies de aves silvestres e 15 espécies de répteis, segundo dados da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA). Entre esses répteis, há o lagartinho-da-praia, espécie rara e ameaçada de extinção, somente encontrada nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mamíferos também podem ser avistados no Parque Florestal do Rio Vermelho, entre eles: gambás, cachorros-do-mato e macaco-prego, este último também ameaçado de extinção.

Também há uma grande diversidade de vegetais no local, distribuídos entre os ecossistemas de restinga e Mata Atlântica. A Mimosa catharinensis burkart, uma espécie de arbusto trepador, está presente no parque e até hoje não foi encontrada em nenhum outro local do mundo.

Aquífero Ingleses-Rio Vermelho

O PAERVE abriga o aquífero, responsável pelo abastecimento de água do norte da Ilha de Santa Catarina. A conservação da área florestal do parque possibilita as condições necessárias para a recarga do aquífero e a proteção das águas contra contaminações.

Acesso a trilhas e contemplação de lindas paisagens

O PAERVE conta com uma trilha que leva até a Praia do Moçambique. Pelo caminho, há viveiros em que se pode ver animais silvestres de diversas espécies da fauna catarinense, entre eles: macacos, jabutis, araras, papagaios e pumas.

O parque possui ainda um mirante para a Lagoa da Conceição, um dos principais pontos turísticos de Florianópolis.

A entrada no Parque Florestal do Rio Vermelho é gratuita e possui acesso para cadeirantes. O local atrai visitantes durante o ano inteiro, principalmente na alta temporada. Por isso, vale a pena entrar em contato com a administração e agendar a visita.

Logo, motivos não faltam para você conhecer o Parque Florestal do Rio Vermelho. O contato com uma natureza única torna a experiência fantástica e traz uma ótima opção de lazer para todas as idades. Por isso, durante sua estadia em Florianópolis, não deixe de incluir o parque em seu roteiro.

Então, gostou da ideia de conhecer o Parque Florestal do Rio Vermelho? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas publicações em primeira mão! Estamos no FacebookInstagramTwitter e YouTube.

 
 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *