Subscribe Now

Trending News

Praia de Cacupé: veja por que ela é tão encantadora
Praias

Praia de Cacupé: veja por que ela é tão encantadora

A Praia de Cacupé, apesar de ser um lugar ainda pouco explorado, é cheio de encantos e belas paisagens. Cacupé é um bairro que fica a 15 minutos do centro de Florianópolis. O recanto é banhado pelas águas calmas do canal da baía norte.

Por ser uma praia de ondas quase inexistentes, é um passeio ideal para levar crianças ou para quem quer uma tarde tranquila. Possui uma rua à beira-mar que possibilita uma caminhada na orla, apreciando a linda vista. Ficou interessado? Então, confira abaixo um pouco mais sobre essa praia que vai te deixar encantado com suas belezas e particularidades!

História da região da Praia de Cacupé

Já que a região não conta com muitos registros, o entendimento de como se deu a sua ocupação fica dificultado. Mas, o que se sabe é que Cacupé é um nome indígena — parte do idioma Tupi-guarani — que significa “verde por trás do morro”, referindo-se, obviamente, à maravilhosa vegetação que existe no seu entorno.

A Praia de Cacupé tem sua cultura local preservada pelos moradores, que sobrevivem da pesca artesanal e do cultivo de ostras. A região sempre esteve vinculada ao antigo alfandegário Santo Antônio de Lisboa, sendo utilizada, antigamente, para moradia de colonizadores e para a pesca.

As terras do local eram utilizadas para o cultivo de itens alimentícios, como feijão, milho, mandioca, algumas frutas e também para a criação de gado. Hoje, o bairro é consolidado como residencial, sendo possível encontrar casas de pescadores, além de mansões e condomínios de luxo.

Grande extensão e águas limpas

O bairro de Cacupé é dividido em Cacupé Grande e Cacupé Pequeno — sendo Cacupé Grande constituído apenas por uma faixa de areia, e o Pequeno por quatro faixas.

Em se tratando do Cacupé Pequeno, cada uma dessas quatro faixas possui areia de textura média e de coloração cinza claro. Seus nomes estão relacionados a pessoas que moravam na região: Praia do Hipólito ou das Irmãs, Praia do Teodoro, Praia do Zé e Praia do Vivino. O limite sul é feito pela ponta do Cacupé Grande, e ao norte, pela ponta do Forte.

A textura da areia da Praia de Cacupé é mais grossa que as praias de mar aberto ao norte da ilha. Suas faixas são estreitas, chegando até a 20 metros de comprimento. Os moradores avaliam seu mar como próprio para banho, pois, antes de receber a poluição, suas correntes de água primeiro passam por Cacupé.

Calmaria dentro e fora da água

A Praia de Cacupé possui águas calmas, mas não é apenas o seu mar que é tranquilo. O próprio bairro é sossegado e sem superlotação de pessoas. Em alta temporada, a rodovia SC-401 sempre tem fila no sentido norte da ilha, mas, basta pegar a entrada do bairro Cacupé que você já encontra a calmaria que deseja.

Em quase todas as praias, há árvores que fazem uma sombra agradável. Mas, é bom deixar avisado que o local não possui muitas barraquinhas ou vendedores ambulantes.

Também por isso, se preferirem, os visitantes podem levar sua própria alimentação, para não ficarem sem o que comer e beber durante o passeio. É importante lembrar também de sempre recolher seu lixo ao final do dia, pois as localidades, além de tranquilas, são mantidas permanentemente limpas pelos moradores e visitantes.

Toda essa tranquilidade ainda conta com possibilidade de passeios a pé, restaurantes e petiscarias, para uma tarde com muita paz e sossego. E, para finalizar as maravilhas oferecidas pelo local, você pode também assistir ao lindo pôr-do-sol, que oferece um visual paradisíaco, até para os olhos mais exigentes.

Como vimos, a Praia de Cacupé é o lugar ideal para um passeio perfeito, caso o seu objetivo seja vivenciar muitos momentos de relaxamento. Então, aproveite a próxima oportunidade, como aquelas férias tão desejadas ou aquele feriado prolongado, para conhecer esse local repleto de encantos.

Gostou do texto e já está sonhando com sua próxima visita à praia? Então, aproveite também para conhecer detalhes sobre a Praia da Cachoeira!

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *