Subscribe Now

Trending News

Praia de Naufragados: saiba por que é tão encantadora!
Praias

Praia de Naufragados: saiba por que é tão encantadora!

Ao extremo sul de Florianópolis está a Praia de Naufragados, com natureza quase virgem e areia branca. Tranquila, é uma boa opção para passeio em família e ideal para quem quer descansar.

A praia de Naufragados é uma faixa de 750 metros de areia entre dois costões de pedras, conhecidos como Costão do Farol e do Frade, que deixam a paisagem ainda mais interessante.

O lugar faz parte da área de preservação do Parque Estadual do Tabuleiro. Lá não chegam carros — por isso a praia é silenciosa e livre de poluição. No local é possível encontrar apenas alguns restaurantes que servem bebidas, petiscos e pratos típicos.

Além da paisagem e do banho de mar, Naufragados oferece algumas atrações que tornam o passeio imperdível para quem visita Floripa. Vamos conhecê-las?

Trilha para a Praia de Naufragados

Por ser afastada do centro da cidade, só há duas maneiras de chegar à praia — de barco ou por uma trilha de três quilômetros. Quem tiver condições de fazer uma caminhada de cerca de uma hora não vai se arrepender de escolher a segunda opção.

A trilha começa um pouco difícil, com algumas subidas e descidas, mas o caminho é majoritariamente plano e com muitas árvores que fazem sombra para os aventureiros. O caminho não é complicado e crianças que andam com segurança conseguem seguir pela trilha sem problemas.

Fazer a caminhada é uma ótima maneira de entrar no clima do passeio. Durante o percurso é possível entrar em contato com a fauna e a flora e conhecer um riacho. Não tem como se perder — a trilha é bem marcada e tem apenas uma bifurcação que leva ao farol. Quem não quiser refazer o percurso na volta, pode pegar um barco na praia para retornar ao estacionamento.

Farol

Uma das principais atrações da Praia de Naufragados é a caminhada até o farol. Conhecido como Farol dos Náufragos ou Farol dos Naufragados, ele foi construído em 1860, tem 30 metros de altura e é o mais antigo de Santa Catarina.

A trilha para o farol é tranquila e tem uma linda vista para a praia. De lá, também é possível avistar praias vizinhas, como a dos Sonhos, em Palhoça. Pela sua beleza e paisagem, o farol é um ótimo ponto para tirar muitas fotos.

Camping

Como na Praia de Naufragados não há locais de hospedagem, a única maneira de passar a noite por lá é acampando — o que pode se tornar um programa muito romântico para casais e muito divertido para famílias.

Os visitantes podem armar suas barracas no local e apreciar a noite na praia. Mas é preciso levar tudo o que for necessário para passar o período com conforto, já que lá não há serviços próximos.

Surf

Por ser uma grande enseada de mar aberto, a Praia de Naufragados é propícia para a prática do surf. A depender da direção do vento, o mar forma fortes e longas ondas, principalmente do lado direito da praia, que não são indicadas para iniciantes no esporte. Quem não quiser aproveitar o surf pode curtir o mar calmo do lado esquerdo da praia.

Como chegar

A trilha da Praia de Naufragados sai da Caieira da Barra do Sul. De carro, na rodovia SC-405, o motorista deve pegar a direita nas duas bifurcações até chegar ao local, que tem estacionamento com ducha e sanitários. Lá também é possível pegar o barco que leva os visitantes até a praia.

Se você gosta de fazer passeios de barco, também não pode deixar de conhecer outras praias do litoral catarinense, onde é possível curtir passeios de lancha Não deixe de visitá-las, seja com seus amigos ou com sua família!

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *