Subscribe Now

Trending News

Praia de Naufragados: saiba por que é tão encantadora!
Praias

Praia de Naufragados: saiba por que é tão encantadora!

Ao extremo sul de Florianópolis está a praia de Naufragados, com natureza quase intocada e areia branca. Tranquila, é uma boa opção para um passeio em família, ideal para quem gosta de caminhadas e quer descansar da agitação das praias mais badaladas.

Com uma faixa de 750 metros de areia, inserida em uma enseada de 1,5 km, ela é limitada por dois costões de pedras, conhecidos como Costão do Farol e do Frade, que deixam a paisagem ainda mais bonita. O lugar faz parte da área de preservação do Parque Estadual do Tabuleiro. Lá não chegam carros — por isso a praia é silenciosa e livre de poluição.

Além da paisagem e do banho de mar, Naufragados oferece algumas atrações que tornam o passeio imperdível para quem visita Floripa. Continue a leitura para conhecer um pouco mais desse paraíso!

A história e o nome da praia

A região foi rota de embarcações de carga que abasteciam o comércio do sul do país e da Argentina, na região do Rio da Prata, bem como navios que transportavam imigrantes. A história relata o naufrágio de uma nau portuguesa já no ano de 1516.

Os sobreviventes se integraram à comunidade de índios Carijós locais, onde permaneceram por alguns anos. Entre eles estava Aleixo Garcia, que, embora pouco citado na história do Brasil, foi o primeiro bandeirante a descobrir as trilhas indígenas rumo ao império Inca e suas lendas de tesouros de prata e ouro.

No ano de 1753, uma embarcação que levava cerca de 250 imigrantes açorianos com destino ao Rio Grande do Sul naufragou. O número de sobreviventes foi em torno de 50 a 80 pessoas. A maioria se estabeleceu na região, vivendo em companhia dos mesmos amistosos índios Carijós que haviam acolhido os portugueses, cerca de 200 anos antes. Os corpos dos que morreram foram enterrados nesse local.

A caminhada até o farol

Diante dessas tragédias e outras ocorrências, foi construído um farol na segunda metade do século XIX. Ele tem mais de 30 metros de altura e é o mais antigo de Santa Catarina. Uma das principais atrações da praia de Naufragados é a caminhada até o farol, que ficou conhecido como Farol dos Náufragos ou Farol dos Naufragados.

A trilha de acesso é tranquila e tem uma linda vista para a praia. De lá, também é possível avistar praias vizinhas, como a dos Sonhos, em Palhoça, e algumas ilhas bem à frente da praia. Pela sua beleza e paisagem, o farol é um ótimo ponto para tirar muitas fotos.

 

O acesso até a trilha

Distante cerca de 40 km do centro da cidade, siga pela rodovia SC-405, em direção ao sul, passando pelo Ribeirão da Ilha, um bairro com belas paisagens e muitas opções de restaurantes, cuja especialidade é a ostra. Na rodovia, o motorista deve pegar a direita nas duas bifurcações até chegar à Caieira da Barra do Sul.

No local, há estacionamento pago, com ducha e sanitários. Você também pode ir de ônibus. Ele sai do Terminal do Rio Tavares (TIRIO) com destino à Caieira da Barra do Sul e, para acessar a trilha, é preciso descer no último ponto.

A trilha da praia de Naufragados começa aí. Também é possível pegar um barco que leva os visitantes até a praia. Os barcos que fazem a travessia são de pescadores locais, o que pode ser uma experiência diferente e divertida. Eles buscam e levam turistas, principalmente durante a temporada. O percurso leva cerca de vinte minutos.

A trilha para a praia de Naufragados

Como mencionamos, há duas maneiras de chegar à praia — de barco ou por uma trilha de três quilômetros. Quem tiver condições de fazer uma caminhada de cerca de uma hora não vai se arrepender de escolher a segunda opção. O percurso é considerado tranquilo.

A trilha começa um pouco difícil, com algumas subidas e descidas, mas o caminho é majoritariamente plano e com muitas árvores, que fazem sombra para os aventureiros. O caminho não é complicado e crianças que andam com segurança conseguem seguir pela trilha sem problemas.

Fazer a caminhada é uma ótima maneira de entrar no clima do passeio. Durante o percurso, é possível entrar em contato com a fauna e a flora e, até mesmo, conhecer um riacho. Os mais curiosos vão adorar as placas de identificação de plantas nativas que explicam suas características.

Não tem como se perder — a trilha é bem marcada e tem apenas uma bifurcação que leva ao farol. Assim, quem não quiser refazer o percurso na volta pode pegar um barco na praia para retornar ao estacionamento. Também é possível ir de barco e voltar pela trilha.

A estrutura turística e a hospedagem

Como na praia de Naufragados não há locais de hospedagem, a única maneira de passar a noite por lá é acampando — o que pode se tornar um programa romântico para casais e muito divertido para famílias.

Os visitantes podem armar suas barracas no local e apreciar a noite na praia. No entanto, é preciso levar tudo o que for necessário para passar o período com conforto, já que lá não há serviços próximos. Caso decida acampar, procure não carregar coisas em excesso, principalmente se decidir ir pela trilha.

No local, é possível encontrar apenas alguns restaurantes de moradores locais que servem bebidas, petiscos e pratos típicos. Aproveite para se esbaldar com os frutos do mar, como camarões e ostras. Mas leve dinheiro em espécie, pois os estabelecimentos não costumam aceitar cartões.

A prática de esportes

Por ser uma grande enseada de mar aberto, a praia de Naufragados é propícia para a prática do surf e bodyboard. A depender da direção do vento, formam-se os desejados swells — um conjunto de ondas fortes, longas e harmônicas —, principalmente do lado direito da praia.

Vale lembrar, no entanto, que a área não é indicada para iniciantes no esporte. Portanto, se você não tem afinidade com o mar, tome muito cuidado, pois não há salva-vidas nem recursos, caso haja uma emergência.

Quem não quiser aproveitar o surf pode curtir o mar mais calmo do lado esquerdo da praia ou praticar alguma atividade na areia, já que a faixa de praia larga convida a um jogo de frescobol ou uma partidinha de futebol.

Se você anda sonhando com uma caminhada ao ar livre, a sensação gostosa da areia fofa sob os pés e a brisa do mar no rosto, saiba que a praia de Naufragados é o destino perfeito para salgar o corpo e lavar a alma! Sua praia é agitação e balada? Não tem problema, aqui em Floripa você também vai encontrar muita diversão!

Venha conhecer todos os encantos e belezas de um dos lugares mais lindos do Brasil. Nós estamos preparados para tonar a sua experiência incrível. Fale conosco e tire suas dúvidas!

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *