Subscribe Now

Trending News

Praia do Matadeiro: conheça suas particularidades!
Praias

Praia do Matadeiro: conheça suas particularidades!

Florianópolis é conhecida como a Ilha da Magia, e é fácil descobrir porquê. Lindas praias, meio ambiente rico, comida boa, gente simpática e hospitaleira não faltam nessa cidade!

Seu litoral oferece praias movimentadas de águas calmas e outras mais tranquilas de águas agitadas. Mas não importa qual a sua preferência: a praia do Matadeiro vai encantar você.

Conheça um pouco mais desse lugar cercado por uma natureza quase intocada, cheio de história e beleza!

Localização privilegiada

Situada na região sul da ilha e voltada para o oceano Atlântico, essa praia com 850 metros de extensão está 23,8 km distante do centro. Não dá para chegar de carro. É preciso atravessar uma ponte na parte sul da praia da Armação e contornar, com uma curta caminhada, o morro de mesmo nome que a praia do Matadeiro.

Para os mais aventureiros, é possível chegar até lá por uma trilha que sai da praia da Lagoinha do Leste. É uma caminhada forte, que requer preparo e alguns cuidados. Passando pela vegetação fechada e alguns costões, oferece contato intenso com a natureza e lindas paisagens.

História relacionada à pesca

A primeira ocupação da região foi feita por açorianos, que estabeleceram um forte núcleo pesqueiro. O trapiche que fica entre a praia do Matadeiro e da Armação ainda é muito usado por pescadores. Seus barquinhos ancorados ajudam a compor uma linda paisagem.

Durante o período de 1772 a 1910, a pesca da baleia era bastante intensa e, nessa praia, se realizava o abate — daí, a origem do nome. A pesca só foi proibida na década de 1970. Assim, as histórias tristes ficaram para trás e as baleias começam a ser vistas novamente na região, impulsionando o turismo.

Villas Hotel Boutique - Jurerê
Villas Hotel Boutique – Jurerê

Natureza e mar na praia do Matadeiro

Cercada por um grande costão, de natureza muito preservada, essa praia tem uma larga faixa de areia branca, que convida para a prática de esportes ou uma caminhada. As crianças podem brincar na beira da água ou correr pela areia, já que essa é uma praia bem menos visitada que as mais badaladas de Floripa.

Também é o lugar ideal para passar o dia e descansar. Já que você estará por ali, aproveite para conhecer a ilha do Campeche. Os barcos partem do pequeno porto entre a Armação e o Matadeiro.

Suas águas, às vezes, estão calmas e cristalinas. Em outros momentos, são o point perfeito para os surfistas. Você vai encontrar por lá não só turistas, mas também moradores, já que os manezinhos, como são conhecidos os habitantes de Florianópolis, também gostam de frequentá-la.

Infraestrutura pequena

Apesar de ser uma praia mais tranquila e de não ter acesso de carro, a praia do Matadeiro tem alguns de bares e restaurantes, que oferecem refeições e petiscos. Mas é bom verificar se esses estabelecimentos funcionam fora do período de temporada.

Se você está procurando um lugar simplesmente lindo e cheio de natureza para descansar e curtir o dia com amigos ou a família, essa é a praia perfeita! Não deixe de conhecer a praia do Matadeiro quando estiver em Florianópolis!

Já ficou com vontade de viajar? Compartilhe nas suas redes sociais e inspire outras pessoas a conhecer esse paraíso!

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *