Subscribe Now

Trending News

Praia para idosos: 4 cuidados indispensáveis durante a viagem
Dicas

Praia para idosos: 4 cuidados indispensáveis durante a viagem

Quando planejamos uma viagem, precisamos pensar sobre destino, hospedagem, passeios e atrações da região. Ao viajar com idosos, alguns cuidados extras são necessários. É preciso checar itens como acessibilidade, segurança e locais para hospedagem e descanso confortáveis.

Se o destino for o litoral na época do verão, a escolha da praia para idosos precisa levar em consideração alguns detalhes que podem deixar o passeio muito mais leve, divertido e sem surpresas desagradáveis.

Essa fase da vida pode ser muito bem aproveitada, afinal, as obrigações e os compromissos normalmente são menos presentes e há mais tempo livre. Então, é só tomar alguns cuidados e se divertir! Confira quais são os pontos de atenção indispensáveis na praia para idosos.

1. Hidratação e calor

Em qualquer fase da vida, o calor excessivo e a desidratação podem ser responsáveis por problemas de saúde. No idoso, essa relação é ainda mais complicada, pois, com a idade, nossa capacidade de se manter hidratado diminui, assim como a tolerância ao calor.

Por isso, é muito importante evitar horários em que as temperaturas e o sol estejam muito intensos, buscar locais com sombra e manter o corpo sempre hidratado. Abuse dos sucos de frutas e, já que estará na praia, da água de coco. Além de hidratar, ela é fonte de sais minerais — que são eliminados no suor e precisam ser repostos.

2. Alimentação e descanso

Alimentos leves e suculentos também ajudam a manter a energia e a hidratação. É tentador experimentar as delícias culinárias de uma região, mas é preciso ter cuidado para não exagerar. Fuja dos alimentos condimentados e de origem duvidosa. A intoxicação alimentar pode causar desidratação severa.

O ritmo da viagem também precisa ser mais tranquilo, com calma e tempo para relaxar — quem sabe até com uma soneca sob a sombra de uma árvore. O uso de cadeiras de praia confortáveis e esteiras é uma ótima pedida!

3. Proteção com filtro solar e roupas

Roupas leves e protetor solar são essenciais! O risco de insolação aumenta consideravelmente em idosos. A brisa que sopra do mar diminui a sensação de calor, mas não se deixe enganar: essa exposição a temperaturas altas é muito prejudicial, pois a pele é mais sensível nessa idade.

Além das queimaduras, roupas leves ajudam a evitar aumento da temperatura corporal, chamada de hipertermia, que causa dores de cabeça, alterações na frequência cardíaca, tonturas, entre outros sintomas.

4. Acessibilidade e comodidade

Estradas esburacadas e trilhas irregulares não são recomendadas. O ideal é que a praia para idosos tenha um acesso fácil.

Importante verificar se há sombra natural ou bares que ofereçam tendas. Caso opte por um lugar mais remoto, lembre-se de levar um guarda-sol.

Um banho de mar é bem-vindo para refrescar o calor intenso, mas o sol aquece a areia muito rápido e a temperatura fica escaldante. Se a distância até o mar for grande, os chinelos são obrigatórios!

E claro: banho de mar tem que ser em águas tranquilas. Nada de “praias de tombo” ou cheias de ondas ao escolher uma praia para idosos! Confira aqui as melhores praias para idosos em Floripa!

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *