Subscribe Now

Trending News

Projeto Lontra: por que visitá-lo com sua família?
Passeios

Projeto Lontra: por que visitá-lo com sua família?

Em sua visita a Florianópolis, que tal fazer um passeio ecológico? O Projeto Lontra oferece várias atividades para você conhecer mais sobre um mamífero nativo de Santa Catarina, infelizmente ameaçado de extinção.

A ida ao centro de visitantes é uma boa opção para um tranquilo passeio em família. Continue lendo para descobrir por que vale a pena conhecer esse projeto tão importante para a conservação das lontras.

Saiba o que é o Projeto Lontra

O projeto surgiu em 1986, com os esforços do oceanógrafo Oldemar Carvalho Júnior, para estudar e conservar as lontras que habitam a Lagoa do Peri, na Ilha de Santa Catarina. A iniciativa deu tão certo que, hoje, com mais de 30 anos de existência, recebe visitantes durante o ano inteiro. O Projeto Lontra é gerenciado pelo Instituto Ekko Brasil, uma ONG cujos objetivos são a pesquisa, a proteção dos ecossistemas e o turismo de conservação.

Conheça os principais atrativos do projeto

O centro pode ser visitado diariamente, mas é necessário agendamento.

Funciona como um refúgio para lontras que foram resgatadas porque estavam debilitadas ou órfãs. São a principal atração do espaço, com sua personalidade carismática, fazem sucesso entre pessoas de todas as idades.

Para aproveitar bem o local, é interessante fazer a visita guiada, que dura de 30 a 40 minutos. Os monitores do Projeto Lontra explicam fatos interessantes do comportamento dos animais, como sua alimentação, hábitos e importância ecológica. Há também um teatro de bonecos, atividade em que crianças podem aprender sobre as lontras de forma lúdica. Além disso, são expostos vídeos educativos a todo o público.

O centro também conta com uma loja, onde os visitantes podem adquirir souvenires. Todo o dinheiro ganho com as vendas é aplicado no desenvolvimento do Projeto Lontra. Assim, além de comprar itens bacanas, você tem a oportunidade de contribuir para a preservação dos animais.

Para aqueles que desejarem uma experiência mais longa, o Projeto Lontra oferece a opção de ecovoluntariado. Mediante pagamento de uma taxa diária, os voluntários têm direito a hospedagem e podem ajudar na alimentação dos animais do centro, monitoramento das lontras que estão na natureza e na educação ambiental de visitantes.

Se você procura uma atividade mais tranquila, também é possível apenas se hospedar no local e curtir o contato com a natureza. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer a Lagoa do Peri de uma maneira diferente.

Descubra a importância do projeto para a conservação ambiental

O Projeto Lontra é referência na pesquisa desses mamíferos. Vários artigos científicos relacionados às lontras já foram publicados. Com os estudos, valiosos conhecimentos são gerados, os quais são muito úteis para a criação de programas de conservação dos animais e dos ecossistemas onde habitam.

Por todos esses motivos, o Projeto Lontra é uma atração imperdível para incluir em sua viagem a Florianópolis. Além de poder curtir o tempo com a família em meio à natureza, você terá a chance de aprender várias curiosidades sobre as lontras e a importância de cuidar das praias, matas e manguezais de Santa Catarina. Com sua visita, você ainda ajuda a fomentar o turismo de conservação, modalidade que integra o lazer à conscientização e ao cuidado com o meio ambiente.

O que você achou de mais essa opção para aproveitar sua estadia em Florianópolis? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas dicas de turismo na região. Estamos no FacebookTwitter e Instagram.

 


Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *