Em Floripa, você pode desfrutar de lindas praias de águas cristalinas. Mas, além de aproveitar o sol e o mar com a família e os amigos, que tal fazer um passeio diferente?

O Projeto Tamar em Florianópolis é um espaço interativo para conhecer mais sobre as tartarugas marinhas. As cinco espécies que ocorrem no Brasil estão ameaçadas de extinção, por isso, que tal conhecer o centro de visitantes e aprender como fazer sua parte para conservação desses animais?

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o Projeto e descobrir suas principais atrações. Vamos lá!

O que é o Projeto Tamar

O Tamar é um projeto que faz parte do Programa Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas, gerenciado pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente.

As bases do Tamar estão espalhadas por toda a costa do Brasil. Nelas, são desenvolvidas atividades voltadas à pesquisa, conservação e manejo das tartarugas marinhas. Em algumas cidades, incluindo Florianópolis, o projeto conta com centros de visitação onde é feito um trabalho de educação ambiental junto aos visitantes.

Além de ser muito importante para a conservação da biodiversidade marinha, o Projeto Tamar também envolve as comunidades em que está localizado, as quais são essenciais para o sucesso do programa. O comércio de artesanato e o trabalho nos centros de visitação são alguns dos benefícios aos moradores.

Motivos para visitar o Projeto Tamar em Florianópolis

O centro de visitantes do Tamar em Florianópolis fica localizado na praia da Barra da Lagoa. O local oferece diversas atrações para todas as idades, como visita guiada, alimentação das tartarugas e aulas de educação ambiental.

Vejamos, agora, três motivos especiais para visitar o Projeto!

Conhecer a importância das tartarugas para os oceanos

Com o apoio de monitores do Projeto Tamar, exposição de vídeos e visita aos tanques das tartarugas, o visitante aprende que esses animais são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Na visita, pode-se aprender mais sobre os hábitos das tartarugas, suas características e sua distribuição no Brasil. O circuito é uma verdadeira aula de ciências, em que as informações são passadas de forma leve, para assim facilitar o entendimento.

Entender como ajudar na conservação da vida marinha

Durante a visita ao Projeto, aprendemos como nossas ações impactam o meio ambiente, em especial, as zonas costeiras. Os monitores e os vídeos educativos abordam problemas ambientais como lixo, mudanças climáticas e urbanização acelerada, assim como suas consequências para a vida marinha.

Assim, após a experiência no Tamar, saímos mais conscientes de nosso papel na saúde do planeta e de toda a biodiversidade.

Ter contato com as tartarugas marinhas

Já viu uma tartaruga marinha na natureza? Não é tão fácil vê-las por aí, pois elas geralmente vêm até a praia somente para desovar, o que ocorre no período noturno.

Mas, no Projeto Tamar em Florianópolis, você poderá ver os animais bem de perto. Alguns deles foram resgatados por estarem debilitados. Depois de receberem os cuidados dos biólogos e veterinários, são devolvidos ao mar, momento que pode ser acompanhado pelos visitantes.

As crianças podem ainda participar de uma atividade especial: ajudar os cuidadores a alimentar as tartarugas em horários determinados. Com essa experiência tão rica, elas já começam a desenvolver a consciência ambiental desde cedo.

Além dessas atrações, o Projeto Tamar em Florianópolis também conta com o Museu Aberto da Tartaruga Marinha. Nele, os visitantes podem ver cascos, ossadas e representações das tartarugas que simulam seu tamanho real.

Assim, a visita ao Projeto Tamar em Florianópolis nos faz perceber o quanto as tartarugas são importantes para os oceanos. Também podemos aprender como ajudar em sua conservação e orientar nossas ações diárias para não poluir o meio ambiente. Por isso, durante sua estadia em Floripa, não deixe de visitar o Tamar!

E aí, ficou com vontade de conhecer o Projeto Tamar? Deixe seu comentário e nos conte como foi sua experiência por lá!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert